segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Como responder a pergunta: “O que você vai ser quando crescer?” ?

         


             Hoje começaram as inscrições do Sisu e é a hora de definir que curso colocar como primeira e segunda opção; decisão na imensa maioria das vezes muuuuito difícil! Como ter certeza sobre algo de que não se têm garantias? Então qual seria o melhor caminho para aumentar as possibilidades de se fazer a escolha certa? Autoconhecimento.
            Conhecer a si mesmo não é fácil, mas com certeza é algo imprescindível, seja na escolha da profissão ou em qualquer outra escolha que se faça na vida. Claro que não existe um roteiro infalível, mas têm algumas reflexões que podem ajudar, e muito. Garanto que respondendo a esses questionamentos de forma sincera, no mínimo você vai se conhecer melhor, e acredite, isso já é muito!
1° Passo = Auto percepção (Quem sou eu?)
            Reflexão 1 = Gostos (eu gosto de...);
            Reflexão 2 = Habilidades (eu sou boa em...);
            Reflexão 3 = Projeto de vida (quero ter..., ser..., fazer...)
            Reflexão 4 = O que importa pra mim? (realização pessoal, dinheiro...)
2° Passo = Como as pessoas me veem?
            Reflexão = Diante da minha família e sociedade em geral como eu seria definida?


            Esses questionamentos podem ajudar quem tá querendo encontrar o curso ideal ou quem quer apenas se conhecer melhor. Se respeitar é importantíssimo e pra saber nossos limites e gostos é preciso se conhecer verdadeiramente. Colocar essas questões no papel me ajudou muito, espero que ajude vocês também!




Se conhecer é a maior liberdade que existe!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa sua impressão sobre o post lido. Ficaremos felizes em saber sua opinião *--*